Pular para o conteúdo principal

A CRISE, OS VÂNDALOS, OS REVOLTOSOS, OS REBELDES E OS ARRUACEIROS

Quem sou eu para explicar o que está acontecendo no Brasil? Explicação é o que não falta nessa hora de crise. Há explicações sociológicas, explicações políticas, explicações psicológicas, explicações antropológicas. Li muitas interpretações do fato. Na maior parte dos casos, trata-se de um esforço honesto para informar; às vezes são testemunhos que não podem prescindir da visão de mundo do autor, às vezes são relatos ideológicos, às vezes são desabafos que distraem o leitor e mobilizam as paixões, gerando sintonia, repúdio e catarse.
Quem sou eu para explicar o que está acontecendo no Brasil? Eu sou uma simples professora de línguas, eu só posso aconselhar: se tiverem olhos para ler, leiam bem. Se tiverem ouvidos para ouvir, escutem bem. É a hora do discernimento, da capacidade de identificar os diferentes discursos, as distintas ideias que estão sendo lançadas. E nessa matéria os professores de língua devem dizer algo. Devem aproveitar a oportunidade única que este momento histórico está oferecendo para treinar as nossas habilidades analíticas, as nossas capacidades de síntese e de interpretação. Os discursos estão na rua e a possibilidade de aprender na prática está ao alcance de qualquer um.
Tivesse eu uma turminha de estudantes enfezados, começaria por um estribilho que embalou a minha adolescência: "não vai dar, assim não vai dar, como é que eu vou crescer sem ter com quem me rebelar?". Os versinhos se popularizaram por meio de um grupo pop, o Ultraje a Rigor, numa época de passagem, em que a ditadura agonizava e nada de novo parecia haver no horizonte. Mas o tempo passou e os jovens se rebelaram. Veio o movimento dos "caras pintadas" que, independentemente da leitura política que se possa dar, serviu de qualquer modo para dar sentido à insatisfação da juventude. Foi o batismo de uma geração que parecia destinada a não ter nada do que reclamar.
É preciso reclamar, as crises são necessárias. "Crise" vem do grego e significa escolha, decisão. Também é a fase decisiva de uma doença. Viver sem crise não dá! Porque nascemos livres e a grande liberdade não é ter tudo à disposição, mas é a possibilidade de escolher, com os ganhos e as perdas que uma escolha necessariamente comporta.
E rebelar? Rebelar entra no português por meio do espanhol que por sua vez afunda suas raízes no latim. Rebelar-se vem de "bellum", guerra. E a guerra, a gente sabe, começa quando a diplomacia fracassa. É também uma falência do respeito pela liberdade, é a escolha imposta. Na guerra não há crise, na guerra há violação. É a ruptura mais dramática, mais catártica, mais indesejada para quem acredita no valor positivo da crise e na responsabilidade que a liberdade comporta.
Revoltar-se? Também é uma palavrinha interessante para os nossos tempos. Significa "virar", virar o jogo, tomar uma direção contrária.
Pensando bem, rebeldes e revoltosos não são índios da mesma tribo...
E os vândalos, palavra abusada nesses tempos de protesto? Bem, os vândalos eram um povo bárbaro, quer dizer, estrangeiro no sentido pejorativo do termo (porque "bárbaro" em grego significa "gago" e era, portanto, um modo figurado para indicar quem não falava grego, quer dizer, os estrangeiros). Os vândalos eram bárbaros para os latinos. Vindos do norte da Europa, chegaram ao sul dispostos a conquistar o território. Aos poucos, os estrangeiros, ou bárbaros, passaram a ser designados vândalos toda vez que eram violentos como o povo vândalo. A história das línguas mostra que adoramos utilizar as palavras de modo figurado e pejorativo...
Temos vândalos nos protestos? Na minha opinião, não. Temos rebeldes no mau sentido da palavra. E, felizmente, temos revoltosos no bom sentido da palavra. Deixemos a palavra "vândalo" em paz.
E os arruaceiros? Bem, esse para mim é o termo que generaliza o que está acontecendo pelas ruas. O termo arruaceiro tem um valor evidentemente negativo (também pelo fato de ser composto pelo sufixo -eiro. Em relação a isso, leiam os textos que já publiquei aqui no blog sobre os sufixos). Mas arruaceiro poderia ter um valor sociológico e antropológico diferente do valor que a língua lhe dá. Penso em Roberto Da Matta e nas suas reflexões sobre "a rua", sobre todos os aspectos culturais relacionados à rua. Penso nas relações sociais, penso no que há de positivo no carnaval, por exemplo. Penso em valores arraigados na cultura brasileira.
É um momento de crise. Bem-vinda, crise! É um momento excelente para pensar nos nossos valores, é um momento ótimo para fazer escolhas, é o momento de dialogar. É um momento excepcional  para criar um novo pacto para a nossa sociedade.
Espero que tudo o que tem acontecido deixe na balança um saldo positivo. Espero que a política saiba acolher de fato, e não só em retórica, as reclamações, e saiba dar respostas e soluções. Para mim, esse é o único caminho para salvar os valores da nossa jovem democracia.

Comentários

  1. Acabei de atualizar este artigo, pois foi publicado inicialmente com alguns erros. Peço desculpas pelo problema técnico.

    ResponderExcluir
  2. Mário Sérgio Baggio23 de junho de 2013 às 15:17

    Gislaine, absolutamente brilhante esse seu artigo. Publique-o no Linkedin, no Nossa Língua. Abraço. Mário Sérgio Baggio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Gislaine! Excelente artículo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais populares